Como lidar com pessoas com deficiência auditiva?

Agora, você vai entender como lidar com pessoas com deficiência auditiva sem ter que passar por mal-entendidos frequentemente.

A deficiência auditiva é comum na realidade brasileira, mas a falta de conhecimento, o silêncio (ou vergonha) sobre o assunto podem gerar isolamentos.

É preciso ter disposição, atenção e afeto de sobra para mudar isto.

Venha com a gente.

Como lidar com pessoas com deficiência auditiva

Imagem: Senado Federal

Como lidar com pessoas com deficiência auditiva: entendendo as nomenclaturas

A grande questão que permeia a vida das pessoas com deficiência é o fato de que geralmente, a sociedade as interpreta como seres “incapazes”, “defeituosos” ou em “atraso” em relação às “pessoas normais”.

Mas tudo isso não passa de equívocos do senso comum.

Veja bem: não são as pessoas com deficiência que têm “problemas”, o problema está na falta de acessibilidade no dia a dia, são diversas barreiras que dificultam suas participações no espaço comum.

Então é muito importante que primeiramente, as nomeações adequadas sejam feitas. 

  • PESSOA COM DEFICIÊNCIA SIM, “DEFICIENTE” NÃO.

Usar a palavra “deficiente” é capacitismo. Isso porque faz com que a existência de uma pessoa seja definida por uma característica sua, no caso, a deficiência. Mas um ser humano é muito mais do que isso, não é mesmo?

Então prefira usar “pessoa com deficiência”. Não confunda com “pessoa portadora de deficiência”, afinal, a deficiência não é algo que se porta, que se carrega por aí eventualmente, como se fosse um objeto.

  • PERDA AUDITIVA OU DEFICIÊNCIA AUDITIVA? 

Do ponto de vista clínico, toda pessoa que possui dificuldades com a percepção dos sons é acometida por perda auditiva, logo, deficiência auditiva. 

Existem 3 tipos e 5 graus de perda auditiva (que vão desde os leves até os mais profundos)

[LINK] Clique aqui para entender os tipos de perda auditiva e suas características.

  • MAS E A SURDEZ, ONDE ENTRA?

Ainda de acordo com o discurso médico, a surdez é a deficiência em seus estágios mais severos. Então toda pessoa surda possui deficiência auditiva, mas nem toda pessoa que tem essa deficiência é surda.

Mas há outra perspectiva:

“Para os surdos, a surdez não é uma deficiência – é uma outra forma de experimentar o mundo (…) abre as portas para uma cultura própria muito rica, que não se identifica pelo que ouve ou não. Na comunidade surda não há “perda auditiva”, mas sim um “ganho surdo”.”

Mas é claro que no dia a dia, falar “perda auditiva” ou “pessoa com deficiência auditiva” não está errado. Mas lembre-se, falar “pessoa surda muda”, que é incorreto.

O estereótipo de que PCD’s auditivas são “debilitadas” deve ser abandonado 

7 dicas práticas para saber como lidar com pessoas com deficiência auditiva

Pessoas surdas se comunicam, cada uma à sua maneira, mas todas elas têm algo a expressar.

As dicas a seguir são para o convívio a longo prazo com pessoas que possuem deficiência auditiva, mas algumas valem para contatos breves também.

Confira:

1 – Deixe o receio de lado 

Entenda que você sempre irá vivenciar novidades e desafios no processo. Demonstre abertamente seu suporte e disposição! Vocês irão encontrar a melhor forma de se comunicar e tudo irá fluir.

2 – Conheça as particularidades da pessoa 

Não faça suposições e aquilo que você não souber, pergunte. Entenda o nível de perda auditiva da pessoa (há surdos que são sinalizados, outros, oralizados) e conheça seu histórico: não são todos os surdos que têm o intelecto afetado, ou sabem falar Libras, por exemplo.

3 – Seja preciso no que quer dizer e fale de frente para a pessoa 

Escolha as palavras certas e seja direto. Sentimentos como alegria, surpresa, sarcasmo, enfim, não são facilmente detectáveis apenas pelo tom de voz. Fale sempre devagar (cuidado com exageros), em locais iluminados e não fale mastigando. 

4 – Não se esqueça do contato visual

Não desvie o olhar ou vire o corpo numa conversa. Sinalize quando for encerrar e o mesmo vale para chamar a atenção da pessoa, faça gestos visuais ou toque-a.

5 – Use aplicativos 

A tecnologia está aí para nos ajudar! Isso pode melhorar seu desempenho em como lidar com pessoas com deficiência auditiva, então busque por aplicativos que possam facilitar o cotidiano.

6 – Pense na representatividade

Procure por personalidades, influencers e pessoas importantes que possuem/ possuíam deficiência auditiva e fale sobre isto com a pessoa. Ah, dispense a ideia de “exemplos de superação”, ok? Isso também é capacitista.

7 – Conte sempre com a ajuda profissional

Não se pode falar sobre como lidar com pessoas com deficiência auditiva sem falar da orientação adequada. Conte com otorrinolaringologista, fonoaudiólogo e outros tipos de cuidados profissionais. Os direitos das pessoas com deficiência auditiva

Para quem se importa com como lidar com pessoas com deficiência auditiva, o conhecimento dos direitos propostos pelo Estado é fundamental.

Os principais são:

O Governo Federal lançou em novembro de 2019 uma cartilha que tem por objetivo informar sobre os direitos de pessoas surdas e com deficiência auditiva, acesse-a.

Se você leu até aqui, significa que tem interesse de verdade em participar de maneira afetuosa da vida de alguém que possui perda auditiva.

Lembre-se que está tudo bem em assumir as suas vulnerabilidades neste processo, o importante é que você não abandone a busca por aprendizados no assunto.

O que você achou deste artigo? 

Entre em contato conosco para falarmos mais sobre o mundo do ouvir!

Fale com a gente

Audiosul - Fonoterapia e Audiologia.

(35) 3221-2844

audiosul.vga@hotmail.com

Rua Dr. Arnaldo, nº198 - Vila Pinto. Varginha - Minas Gerais. CEP: 37014-030